Regulamento
Activação - Serra de Sintra - 21/22 Out 2011
Apelamos a todos os participantes nesta actividade para que a educação, a cortesia e o respeito por todos os colegas em frequência seja uma constante.
Queremos também chamar a atenção de que poderam eventualmente surgir algumas dificuldades pelos seguintes motivos:
1- Devido a constante e forte sobremodelação existente nos primeiros minutos em que é feita a chamada para primeiro contacto, pedimos que sejam pacientes pois o 1º período tem 3 Horas e todos teram a sua oportunidade;
2 - Como sabem a propagação tem estado com excelentes condições, o que sendo bom para os contactos internacionais ( DX ) é prejudicial para as nossas comunicações nacionais, onde por vezes os sinais vindos lá de fora chegam a S.9+30, impedindo-nos de escutar os colegas que participam na nossa actividade.
Se essa situação se verificar poderemos em alguns períodos ficar em QRX e retomar as chamadas quando a condições de RX o permitirem, como tal pedimos a vossa compreensão.
O Grupo Papa Tango DX Sintra deseja a todos uma boa actividade.
73/51
;
Download da > Folha Log PT DX SINTRA.pdf
O LOCAL DA ACTIVAÇÃO - ALTO DE SANTA EUFÉMIA
Santa Eufémia da Serra, local de peregrinação dos devotos católicos, é tido como o local da serra de Sintra mais remotamente habitado, provavelmente desde cerca 4000 a.C.
Os levantamentos arqueológicos demonstram que o local foi habitado nos períodos Neolíticos e do Cobre, e que terá sido reocupado na época do Ferro por uma cultura celta (cultura de Alpiarça), os quais terão erigido um templo dedicado à Lua.
Posteriormente houve uma ocupação romana na época republicana (século II a.C.).
No Século XVII um cavaleiro francês mandou construir a capela de Santa Eufémia no local onde terá existido o templo dedicado à Lua.
O local eleva-se a 463m e em dias limpos é privilegiado com uma vista de excepção.