Monte Colcurinho - Serra do Açor - 1242 Metros Altitude

09-02-2011 19:32

 

Ao longo do trajecto é possível admirar a flora local, infelizmente destruída pelos incêndios, mas que se encontra actualmente em fase de regeneração, e a fauna onde se destacam os corvos, perdizes, rolas, coelhos e raposas.

Aqui deixo umas fotos da minha passagem pela zona em 2006.

Francisco - 31PT013

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerca a 8 Kms do Santuário de Nossa Senhora das Preces (feitos por uma estrada difícil e tortuosa mas de alcatrão o que permite o acesso a qualquer veículo ligeiro), encontra-se a Capela da Nossa Senhora das Necessidade no alto do Monte Colcurinho.

Este monte, convidativo ao "turismo de contemplação", situa-se no limite do concelho de Oliveira do Hospital, a uma altitude de 1242 metros. Pese embora a dificuldade dos acessos, este, é sem dúvida, um local privilegiado que deixa sem palavras quem ousa subir ao também considerado monte sagrado, onde se ergue a referida capela.

Em dias de céu limpo consegue-se ver o mar, mas a certeza é a de permitir a contemplação de um vastíssimo horizonte que se estende do Caramulo à Estrela, ou do Montemuro ao Açor.

Para os mais aventureiros, o monte é ainda convidativo à realização de passeios pedestres ou todo-o-terreno, permitido realizar o trajecto em distâncias consideravelmente mais curtas, tendo já sido muitos os amantes da natureza que se aventuram numa subida nocturna ao ponto mais alto, para darem de caras com o nascer do sol. Descrevê-lo é impossível. Mais do que a observação do romper da aurora é o prazer de ver nascer um novo dia. De comparável beleza é também o pôr-do-sol irradiando por detrás do horizonte uma bela cor âmbar. Local agreste e inóspito é, sem dúvida, a “Maravilha que mais alto se levanta" em terras de Oliveira do Hospital. No pico do Inverno existe ainda a probabilidade de se encontrar neve neste local.